domingo, 2 de outubro de 2011

CASSIANO BENTO - ARTISTA PLÁSTICO



BREVE CURRICULO


BENTO CASSIANO DE SOUZA
CELL.  062 – 9639 6799 – 8571 9464 – 8110 8987
Av. "V 8" Qd. 27 - Lt. 21. St. Manções Paraíso
Aparecida de Goiania - Go.- Brasil
cassianoarte@hotmail.com
Nome Artistico: CASSIANO

O percurso de Bento CASSIANO de Souza
Por: (J.GabrielBarbosa) Jornalista, mora e trabalha na Suiça (swissinfo.ch) 
                                     
Nascido no interior de Goiás, Cassiano passou a infância e início puberdade em Portugal. De volta ao Brasil, formou-se padre.
Mas deixou o sacerdócio para trabalhar em uma editora, antes de dedicar-se à pintura e ao combate ecológico.


Bento Cassiano veio ao mundo em Itapirapuã, GO, em 1957. De origem portuguesa, dos 4 aos 16 anos viveu no Porto, antes de regressar ao Brasil. 

A família enfrenta na própria terra dificuldades financeiras, mas Cassiano deseja estudar. Em 1973 ingressa em seminário franciscano. Em 1981 - depois de estudar Filosofia e Teologia na Universidade Católica de Goiânia, Goiás (centro) - é ordenado padre. Deixa, porém, a batina um ano e meio depois.


Em busca de um caminho
Desde então exerce diferentes atividades, a começar pela de ilustrador em uma editora. Mas sente logo necessidade de apurar seus conhecimentos em editoração. 

O passo seguinte foi seguir um curso na área de jornalismo a fim de aprender justamente editoração, composição e diagramação.

No mesmo período segue aulas de fotojornalismo na Universidade Federal de Goiânia (UFG).

Dispondo já de uma boa base, lança-se na publicidade, trabalhando como diretor de roteiro para comerciais de TV, até 1998.

Se no meio tempo praticava a pintura e o desenho como hobby é a partir daquele ano que decide dedicar-se com empenho às artes plásticas.

Dedicação à pintura
No ano de 1998 realiza sua primeira exposição, em Uberlândia, MG. A esta altura já havia cursado técnicas de pintura e desenho, na Escola de Belas Artes (curso livre), na Universidade Federal de Goiânia.

No mesmo ano participa da IV Exposição de Artistas Plásticos Brasileiros, em Lisboa; da mostra Pittura e Scultura del Brasile, em Roma; e do Festival Latino-Americano de Artes, em Londres.

Entre outras exposições, nos anos seguintes, vale mencionar:
  

- 2000
  Individual de Artes, Embaixada da França, em Brasília

- 2001
  Coletiva Visual Galeria de Artes, em Brasília

- 2002
  Individual de Artes – Teatro Nacional, em Brasília

- 2003
  Individual de Artes - Universidade Federal do Paraná, em Curitiba

- 2004
  Individual de Artes – Embaixada de Portugal, em Brasília

- 2005
  Individual - Assembléia Legislativa de Goiânia

Cassiano – como é conhecido – atua em duas frentes. Na pintura em que o tema principal são araras e tucanos, e na defesa ambiental.


Carinho pelas araras...
É assim, membro ativo, em Goiânia, da associação de preservação do parque mais freqüentado pelos goianienses (o "Vaca Brava"). 

Exerce também uma atividade pedagógica nas escolas da região, conscientizando os alunos da importância de preservar a natureza. E não perde ocasião, no Brasil ou no exterior, de denunciar os estragos provocados na natureza, em particular os maus tratos de animais (como as araras), violentados em seu habitat, enviando esforços no sentido de coibir o tráfico ilegal. 

Cassiano tem um particular carinho pelas araras e tucanos. A exposição em Fribourg, na Suíça, seria mais uma prova desse desvelo. 

swissinfo, J.Gabriel Barbosa














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Assim que puder responderei as suas questões.